quinta-feira, 10 de junho de 2010

Encontro com o outro (4)


Um Indígena Oriental


   No dia 7 de fevereiro de 2010 meu irmão e eu fomos convidados por um amigo para participar de uma comemoração que estava acontecendo no Bairro da Liberdade. Chegando lá fiquei surpreso pela intensidade com que a cultura oriental é presente em um bairro no centro de São Paulo.
   Estavam acontecendo várias apresentações artísticas desde artes cênicas com uso de dragões confeccionados com tecidos, danças, artes marciais, canto, orquestra e muitas coisas sobre a tradição chinesa. Haviam muitíssimas pessoas participando do evento que comemorava o Ano Novo Chinês, o Ano do Tigre.
   Mas fiquei mais surpreso ainda com esse meu amigo Carlos, que começou a apresentar o bairro e sabia praticamente de tudo do que era falado durante as apresentações. Até algumas palavras em mandarim. Nunca imaginei que ele sabia sobre esse assunto porque ele vem de origem de uma família bastante humilde descendente de índios.
   Fomos almoçar em um restaurante oriental que estava lotado no dia, e enquanto almoçávamos (não lembro o nome do que comi, só senti gosto de peixe) aproveitei para fazer algumas perguntas informais já que ele entendia tanto sobre a cultura oriental.
   Eu: - Por que você sabe tanto sobre a cultura japonesa?
   Carlos: - Sempre gostei daqueles desenhos japoneses como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, etc. E esses desenhos me deixavam muito curioso de conhecer sobre esse povo oriental. E alguns desenhos mostram muito da tradição deles.
   Eu: - E como você aprendeu a falar um pouco da língua deles?
  Carlos: - Quando acontecem esses encontros de fãs de desenhos japoneses existem algumas oficinas e palestras que tratam sobre isso e eu participo delas.
   Eu: - E a comida japonesa você conhece bem pelo jeito, a daqui é boa?
   Carlos: - Conheço bem e já comi bastante porque era motoboy daquele restaurante de entregas China In Box. E chega de papo que a comida chegou.


   Isso aconteceu há algum tempo, então não me lembro do conteúdo total da conversa, já que se tratava de uma conversa informal. Mas foi muito interessante esse encontro.


Mauricio Santos RA: A2536J-3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger