BRASIL É BICAMPEÃO MUNDIAL COM GARRINCHA
Garrincha foi o destaque da seleção brasileira que atravessou os Andes para defender a Taça Jules Rimet no Chile em 1962. Amarildo, Zito e Vavá marcaram os gols que derrotaram a Tchecoslováquia na final, mas não há dúvidas sobre quem foi o verdadeiro herói do bicampeonato do Brasil na Copa do Mundo da FIFA. No auge da carreira, aos 25 anos, Garrincha foi descrito pelo jornal francês "L'Equipe" como "o ponta-direita mais extraordinário que o futebol já conheceu."
O plantel brasileiro trazia nove jogadores campeões mundiais em 1958, mas sob o comando de um novo treinador, Aymoré Moreira, que assumiu depois que Vicente Feola deixou o cargo por problemas de saúde. Aymoré era irmão de Zezé Moreira, que havia dirigido o Brasil em 1954 na Suíça. O novo treinador montou um 4-3-3 e a seleção estreou com vitória de 2 a 0 sobre o México, gols de Zagallo e Pelé.
A partida contra os mexicanos acabou sendo a última disputada por Pelé naquela edição da Copa do Mundo da FIFA. No segundo jogo do Brasil, contra a Tchecoslováquia, o atacante de 21 anos deixou o campo com uma lesão na coxa esquerda. Para ele, o mundial tinha chegado ao fim. Mas com os dribles mágicos e o poder ofensivo do craque Garrincha, a contribuição importante de Zagallo — futuro campeão mundial como técnico em 1970 —, e Amarildo, que teve a honra e a responsabilidade de substituir Pelé, os brasileiros conseguiram superar a ausência do seu camisa dez.
COPA DO MUNDO DA FIFA CHILE 1962. Fifa.com. Disponível em http://pt.fifa.com/worldcup/archive/edition=21/overview.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário