domingo, 18 de abril de 2010

1994

COPA DO MUNDO DE 1994

Segundo uma pesquisa realizada em 1994, apenas um em cada quatro americanos sabia que tipo de esporte se praticava na “tal Copa do Mundo” a ser disputada em seu próprio país, entre junho e julho daquele ano. Pior: outra pesquisa, do instituto Gallup, mostrava que 66% da população local nem sequer sabia que os Estados Unidos eram a sede da Copa. A despeito de informações (ou desinformações) como essas, a FIFA resolveu bancar a realização do evento em um país cujo esporte nacional é o beisebol, e que nem ao menos possuía uma liga profissional de futebol, ou de soccer, como se diz lá.
Por isso, a Copa do Mundo de 1994 foi exatamente o que dela se esperava: um sucesso internacional, apesar da indiferença interna. A cerimônia de abertura, por exemplo, foi ignorada pelas redes americanas de TV ABC e ESPN, que preferiram transmitir uma partida de golfe. Em compensação, só com a venda dos direitos de transmissão dos jogos para 189 países, a FIFA arrecadou 77 milhões de dólares. Além disso, os negócios gerados pelo Mundial movimentaram mais de 4 bilhões de dólares, sendo que apenas as empresas patrocinadoras do evento (Coca-Cola, Evereaday, General Motors, Gillette, Mastercard, McDonald’s, M&M/Mars, Canon, Fuji, JVC e Philips) desembolsaram, ao todo, 300 milhões de dólares.




UNZELTE, Cezar Dario. Capítulo 4. In: ______ XV Copa do Mundo. São Paulo: Ediouro, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger