sexta-feira, 16 de abril de 2010

Projeto

Partes do Projeto

  • Tema
Copas do Mundo


  • Justificativa
Escolhemos o tema Copas do mundo porque queríamos demonstrar como um acontecimento esportivo pode influenciar a sociedade em âmbito mundial e até mudar os hábitos e rotina de uma nação, principalmente quando relacionamos isso com o Brasil; que é conhecido entre outras afirmações como o país do futebol.

VOGEL (1982) “discutiu o futebol em relação a determinados comportamentos e rituais da sociedade brasileira. Segundo o autor, graças aos rituais a sociedade faz uma representação de si para si mesma. Assim, o futebol serviria como uma espécie de linguagem ritual por meio da qual questões profundas da sociedade seriam expressas, como o orgulho, o luto e a euforia. É nesse sentido que o autor discute a derrota da seleção brasileira para o Uruguai na final da Copa do Mundo de 1950, chamada por ele de “a tragédia do Maracanã”. O país teria vivido um intenso luto, relembrado e revivido muitos anos após o fato. Da mesma forma, e em contraste com esse luto de 1950, o país viveu 20 anos depois, em 1970, grande momento de euforia com a conquista do tricampeonato de futebol no México.”

Como podemos notar o futebol demonstra em sua competitividade a oscilação de sentimentos e ações humanas como em qualquer esporte. Trazendo como carro chefe as vitórias ou derrotas dentro de cada campeonato.
Ainda mais quando se trata de copas do mundo , evento que envolve todo o planeta, as expectativas em torno dos times geram muitas especulações sobre as federações de cada país, sobre seus atletas, sedes que acolheram este mega evento. A publicidade é imensa, o turismo invade o país sediado o que gera reflexos para todos os lugares do mundo, investimentos e verbas são destinadas para contemplar todas as exigências da FIFA.



  • Objetivo
Relacionar o evento "Copas do Mundo" com a nossa sociedade em suas diferentes épocas, estudando suas influências nas diversas culturas, economia e sócio-políticas em seus acontecimentos durante a história.


  • Metodologia

Como etapa inicial reuniões em grupo para discussão, delimitação do tema e definição das vertentes da pesquisa destacando-se os papéis dentro dos integrantes em ações individuais e coletivas, organizaremos também o cronograma das atividades com descrição e definição de tempo, locais.
Visitaremos bibliotecas de fácil acesso ao grupo para estudo, seleção e organização de materiais entre elas a Biblioteca Camila Cerqueira César situada no Bairro Bonfiglioli e a Biblioteca da USP; ligando estas fontes de pesquisa ainda acessaremos as bibliotecas virtuais das Universidades devidamente reconhecidas.
A partir da seleção e organização dos recursos a serem utilizados , sistematizaremos as informações e dados levantados em ordem cronológica e histórica conforme os períodos que se sucederam as copas, demarcando a partir da década de 30 até a próxima que será em 2.014.
Dando continuidade faremos a junção dos dados que foram analisados e estruturados pelos membros do grupo para conclusão da pesquisa com postagem no blog; contendo narrativas que descrevem a história, momentos históricos e econômicos, curiosidades de cada copa em cada país sediado.

  • Cronograma


  • Bibliografia
 COBOS, Paulo; SOARES, Fábio. O Brasil nas copas. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 mai. 2002. Especial D2.
HEIZER, Teixeira – O Jogo Bruto das Copas do Mundo / Teixeira Heizer. Rio de Janeiro: Mauad, 1997. Edição atualizada, 2001.

UNZELTE, Cezar Dario. Capítulo 3. In: ______ XIII Copa do Mundo. São Paulo: Ediouro, 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger